EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3606
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE CARIÓTIPOS DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN SEM DIAGNÓSTICO CITOGENÉTICO
Autor(es): AVELAR, Ana Carolina Soares
VALENTE, Andressa Dalólio
ARAUJO, Mariane Castardo
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
REIS, Marcela Funaki dos
TORRESAN, Clarissa
Abstract: A Síndrome de Down (SD) é causada por uma alteração cromossômica conhecida e estudada em âmbito mundial devido a sua grande incidência. Os portadores da síndrome possuem características físicas comuns, como: estatura baixa, hipotonia generalizada, língua proeminente, olhos pequenos semelhantes aos de origem oriental e cabeça arredondada com crânio reduzido. A síndrome pode ser causada por trissomia livre do cromossomo 21, por translocação Robertsoniana ou ainda por mosaicismo genético. A análise do cariótipo dos indivíduos com SD e, em caso de presença de translocação, a de seus progenitores também, é fundamental para o aconselhamento genético. O objetivo desse trabalho é fornecer o laudo citogenético a indivíduos clinicamente diagnosticados com SD, bem como identificar se existem portadores de translocação cromossômica, encaminhando-os para o aconselhamento genético. Serão coletadas amostras de sangue de alunos da Associação de Pais e Amigos (APAE) de Maringá, que possuem diagnóstico clínico de SD, e realizado o cariótipo por bandeamento G. Espera-se com o presente trabalho fornecer os laudos citogenéticos aos alunos com SD, bem como identificar possíveis casos com translocação cromossômica.
Palavras-chave: Aconselhamento genético
Trissomia do 21
Translocação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3606
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Soares Avelar.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)191.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.