EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3601
Tipo: Artigo
Título: O AZURE B INIBE A BIOSSÍNTESE HEPÁTICA DE GLICOSE
Autor(es): RAIMUNDO, Ana Flavia Gatto
SANTOS, Karina Borba Paulino dos
MITO, Márcio Shigueaki
CAETANO, Wilker
PEREIRA, Paulo Cesar de Souza
CONSTANTIN, Rodrigo Polimeni
Abstract: A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma técnica que consiste na administração de um fotossensibilizador (F), seguida pela irradiação de luz visível de comprimento de onda específico, na presença de oxigênio, produzindo espécies reativas de oxigênio (EROs) e levando a morte celular. O Azure B (AB) é um fenotiazínico que apresenta alto potencial como F para aplicação na TFD. Desta forma, o presente estudo teve como objetivos avaliar os efeitos diretos AB (40 μM) sobre a gliconeogênese hepática. Foram utilizados ratos machos da linhagem Wistar (180─280g). Perfusões foram realizadas utilizando fígados de ratos sob jejum de 12 h. O AB(40 μM) inibiu a gliconeogênese a partir de lactato e piruvato de forma progressiva e, no final, muito acentuada, chegando a uma inibição máxima de 71%. O consumo de oxigênio teve um estímulo máximo de 16% sob a infusão de AB, sem recuperação após sua retirada. Conclui- se que a inibição da gliconeogênese hepática é uma consequência de distúrbios no metabolismo energético mitocondrial. Nesta situação específica, um possível efeito adverso seria a hipoglicemia. Embora o AB tenha potencial para ser utilizado na TFD e em outras modalidades de tratamento clínico, os efeitos apresentados no presente estudo devem ser avaliados e considerados com cautela, especialmente no caso de um possível tratamento crônico utilizando este fenotiazínico.
Palavras-chave: Fotossensibilizadores
Metabolismo hepático
Mitocôndrias
Perfusão hepática
Terapia fotodinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3601
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLAVIA GATTO RAIMUNDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)212.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.