EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO DOS TIPOS DE PARTO COM O ALEITAMENTO MATERNO E COMPORTAMENTO DO BINÔMIO MÃE-BEBÊ
Autor(es): HERGET, Amanda Rotava
LIZIER, Sara
BAPTISTA, Letícia de Moraes
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
CHARLO, Patricia Bossolani
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi identificar uma possível relação do tipo de parto escolhido e realizado, com a alteração de comportamento do binômio mãe-bebê, e a possibilidade de amamentação. Foi realizada uma pesquisa de campo, com prontuário eletrônico para identificação das mulheres, afim de contribuir na relação materno-infantil de maneira saudável. As entrevistas foram realizadas em domicílio com 80 participantes, excluindo aquelas não residentes de Maringá, ou impossibilitadas de amamentar. Os resultados foram apresentados por questionário de 13 categorias, incluindo influência na escolha do parto, amamentação, abalo psicológico e alterações comportamentais. Foi observada uma maior taxa de abalo psicológico e dificuldade comportamental da mãe com o bebê em partos via alta, comparados àqueles por via vaginal, assim como dificuldades de realização do aleitamento materno. Foram relatados casos de negligência médica durante a gestação com risco de intercorrências obstétricas, bem como a influência na decisão da via de parto pela equipe de saúde. Com o resultado da presente pesquisa, mostra-se a necessidade de um maior repasse de informações para as gestantes e puérperas pela atenção primária de saúde sobre a gravidez, seus riscos, sua relação com aleitamento materno após o nascimento do filho, e a escolha do parto, aumentando a relação das mães com a equipe de saúde que as acompanha.
Palavras-chave: Depressão pós-parto
Gestação
Puerpério
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3600
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Rotava Herget.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)162.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.