EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3599
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS FOTODINÂMICOS DO A ZURE B SOBRE MARCADORES LIPÍDICOS E PROTEICOS DO ESTRESSE OXIDATIVO EM MITOCÔNDRIAS ISOLADAS
Autor(es): RAIMUNDO, Ana Flavia Gatto
SANTOS, Karina Borba Paulino dos
MEWES, Juliana Moraes
CAETANO, Wilker
PEREIRA, Paulo Cesar de Souza
CONSTANTIN, Rodrigo Polimeni
Abstract: A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma técnica baseada na administração de um fotossensibilizador (F), seguida pela irradiação da luz visível de comprimento de onda específico, na presença de oxigênio, produzindo espécies reativas de oxigênio (EROs), levando a morte celular. O Azure B (AB) é um fenotiazínico que apresenta alto potencial como F para aplicação na TFD. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar as ações do AB sobre marcadores lipídicos e proteicos do estresse oxidativo em mitocôndrias.As mitocôndrias hepáticas isoladas por centrifugação diferencial de ratos machos da linhagem Wistar foram pré- incubadas durante 10 min na ausência ou presença de AB e irradiadas ou não com luz vermelha(636 nm). A peroxidação lipídica foi avaliada por meio da detecção de TBARS e o conteúdo de proteínas carboniladas (PC) foi determinado pela formação de grupos carbonila. Na ausência de irradiação o AB não exerceu efeito significativo sobre o conteúdo de PC. Entretanto, ao ser fotoativado, o AB estimulou o conteúdo de PC em até 123,6%(40μM) .Os níveis de peroxidação lipídica, por outro lado, aumentaram tanto na ausência como na presença de irradiação, chegando a um estimulo de 90,7% na presença de irradiação.O AB parece ser uma molécula promissora para uso na TFD e a mitocôndria pode ser considerada um importante alvo. Porém, cabe enfatizar que o AB induziu a peroxidação lipídica na ausência de irradiação, o que contradiz um dos principais preceitos da TFD, isto é, um F ideal não deve ser tóxico na ausência de irradiação.
Palavras-chave: Fotossenssibilizador
Lipoperoxidação
Carbonilação proteica
Terapia fotodinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3599
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLAVIA GATTO RAIMUNDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)168.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.