EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3597
Tipo: Artigo
Título: MÉTODOS DE INOCULAÇÃO DE XANTHOMONAS GARDNERI EM MICRO - TOMATEIRO
Autor(es): MATTOS, Amanda do Prado
GABRIEL, Lorrant Cavanha
ANGELOTTI, Priscila
RISSATO, Bruna Broti
MACHADO, Bruna Rezer
ESTRADA, Katia Regina Freitas Scwhan
Abstract: Para a determinação de métodos de controle de fitopatógenos, muitas vezes é necessário que a sua inoculação na planta seja eficiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes métodos de inoculação de X. gardnerino micro-tomateiro (Lycopersicon esculentumcv.Microtom).Os métodos de inoculação testados foram aspersão manual em 0h, 24h e 48h prévias de câmara úmida e algodão com 0h, 24 e 48h prévias de câmara úmida. A testemunha foi inoculada com água, a partir dos dois métodos. Ambos os tratamentos foram realizados na parte abaxial e adaxial da planta. A solução bacteriana foi calibrada em espectrofotômetro para 1x109 (OD600 of 0.3) em solução salina.Concluiu- se que o método de inoculação utilizando algodão é eficiente e dispensa câmara úmida prévia, pois causa ferimentos como porta de entrada para a bactéria. Igualmente eficiente, o método de aspersão manual necessita de no mínimo 24h prévias de câmara úmida para a abertura estomática e infecção da bactéria.
Palavras-chave: Aspersão
Câmara úmida
Lycopersicon esculentum
Mancha bacteriana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3597
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA DO PRADO MATTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)181.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.