EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Autor(es): MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues
MOURA, Lucimara Garcia Baena
NISHIDA, Fernanda Shizue
MASSUDA, Ely Mitie
GARCIA, Lucas França
Abstract: O objetivo desse estudo foi identificar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTubeBR sobre amamentação e analisar o seu impacto na divulgação de informação educativa de qualidade para usuários que buscam informações sobre aleitamento materno. Ao analisar o uso de tecnologia na divulgação da necessidade do aleitamento materno foi realizada pesquisa em vídeos postados no YouTubeBR no mês de junho de 2019. De 73 vídeos selecionados, 68 foram analisados e 62 foram considerados para análise. Deste total foram considerados as seguintes variáveis: número de visualizações, likes, deslikes, número de inscritos no canal divulgador do vídeo e a duração de cada vídeo. Verificou-se que O número de visualizações dos 62 vídeos foi em média 3.566,8±12.809,9, o número de Likes foi de 222,4±855,0 e de dislikes foi de 3,9±13,2. A maior parte dos vídeos não apresentou técnicas de amamentação, a maioria tratou sobre mitos e tabus. Somente em 35,5%tinha a presença de um profissional da saúde. Pouco mais da metade dos vídeos não apresentou informação científica. Conclui-se que A internet tem demonstrado ser uma importante ferramenta de busca por informações relacionadas a saúde porém mais estudos são necessários para avaliar o impacto do conteúdo compartilhado nos vídeos do YouTubeBR e de que forma podem influenciar na prática da amamentação.
Palavras-chave: Mídia social
Aleitamento materno
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Maria Rocha Rodrigues Maier.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)141.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.