EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590
Tipo: Artigo
Título: O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA APLICADA À ENFERMAGEM, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
CARDEAL, Adriane de Lima
ELER, Gabrielle Jacklin
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
ROECKER, Simone
FERNANDES, Juliana Gomes
Abstract: As doenças ocupacionais são muito frequentes, e entre os trabalhadores da enfermagem as patologias que acometem a coluna vertebral são as maiores causas de afastamento do trabalho. Estudos têm mostrado ser elevada a ocorrência de sintomas musculoesqueléticos em múltiplas regiões corporais entre a equipe de enfermagem. Este estudo surgiu da inquietação de uma professora do curso de Enfermagem que durante sua trajetória profissional verificou que entre os colegas de profissão, uma grande quantidade destes já haviam adoecidos com processos degenerativos, na coluna vertebral, e alguns já afastados de suas atividades. Com esse panorama da profissão questionou por que não consta na grade curricular da formação de técnicos e enfermeiros uma disciplina que prepare o estudante para a prevenção de doenças degenerativas relacionadas a suas atividades laborais. Este estudo trata-se de um relato de experiência de 6 docentes do curso técnico em enfermagem e massoterapia do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, ao utilizar Metodologias Ativas (MA) no processo ensino aprendizagem do componente curricular de Fundamentos em enfermagem. A experiência ocorreu nos anos de 2014 a 2019, com participação de 117 estudantes. A metodologia usada estimulou o pensamento crítico e reflexivo, em relação as questões que envolvem a ergonomia, conseguiram contextualizar com situações vivenciadas em ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino
Ergonomia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3590
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriane de Lima Cardeal.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)175.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.