EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584
Tipo: Artigo
Título: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : A IMPORTÂNCIA DO PRECEPTOR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR
Autor(es): DAL PIZZOL, Elidia Marta Machado
SANTOS, José Nunes dos
BORTOLOZZI, Flávio
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da Residência Pedagógica para formação inicial de professores,bem como analisar a relevância do preceptor para imersão do residente pedagógico no ambiente escolar - sua regência nas aulas de Biologia. Quanto aos meios de investigação, o presente trabalho tem abordagem qualitativa,com especificidade descritiva e analítica.Para atender o objetivo do trabalho foi organizado um questionário com questões abertas aplicado com residentes pedagógicos do curso de Ciências Biológicas. Assim, foram convidados para responder o questionário 5 residentes pedagógicos de um subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) , proveniente de uma universidade pública da região noroeste do Paraná. Os dados obtidos neste estudo assinalaram que há muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros professores de Biologia. Desta forma, evidenciou- se também que o PRP agrega conhecimentos de relevância ao futuro professor. Em especial a oportunidade de ter o apoio de um professor com mais experiência para inclusão dos acadêmicos no cotidiano da escola.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Residente pedagógico
Professor mentor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3584
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)281.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.