EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3576
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE FISIOLÓGICA (FISSURA E POTENCIAL GERMINA TIVO) DE SEMENTES DE SOJA EM OPERAÇÃO DE SECAGEM INTERMITENTE EM LEITO FIXO
Autor(es): BISSARO, Camila Andressa
MATIAS, Gustavo De Souza
DEFENDI, Rafael Oliveira
JORGE, Luiz Mário de Matos
Abstract: A secagem é essencial para que a vida útil da soja seja prolongada reduzindo o teor de umidade típico pós- colheita de 20 a 25%, para 10-15%, o qual é o nível de umidade segura de armazenamento. Contrariamente à operação convencional, a secagem intermitente opera com entradas transientes durante o processo de secagem. Neste contexto, realizaram-se experimentos de secagem em operação convencional e intermitente comparando em termos de fissura e potencial germinativo. Utilizou- se as temperaturas de ar de secagem de 50°C e 70°C em ambas as operações, porém a secagem intermitente consistiu- se em modular a temperatura e a vazão de alimentação em um período e amplitude especifico, submetendo as sementes à ação do ar aquecido do secador a intervalos regulares de tempo (5,10 e 15 min), intercalados com a retirada das sementes e exposição ao meio ambiente (30°C) sem circulação de ar durante o mesmo tempo, sucessivamente até uma umidade definida de armazenamento de 12%(b.s). Concluiu- se que a temperatura do ar de secagem é um fator influente no potencial germinativo das sementes de soja. Temperatura elevada (70°C), em ambas as operações de secagem, danificou significativamente o material, comprometendo a qualidade das sementes. Porém, na temperatura de ar de 50°C em todas as operações, as sementes apresentaram germinação suficiente para a sua comercialização. Além disso, Nota- se que tanto para a operação convencional e intermitente não houve valores superiores ao limite de 10 % para a ruptura de tegumento das sementes de soja.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3576
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA ANDRESSA BISSARO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)421.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.