EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3573
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE LAMA RESIDUAL DA LAVAGEM DE BETONEIRAS EM INDÚSTRIA DE PRÉ - FABRICADOS
Autor(es): CAMARGO, Dayane Jackes de
ANGELIS NETO, Generoso de
Abstract: A geração de resíduos sólidos é um dos principais problemas dos meios urbanos. A construção civil, devido à sua importância econômica, é um dos principais agentes de geração de RCC. A lavagem de betoneiras após a produção de concreto em indústrias de pré-fabricados gera um efluente que, devido as suas características, não pode ser depositado em aterros sanitários. Desta forma, a reciclagem deste material é vista como uma alternativa ao seu descarte. Esta pesquisa pretende realizar a caracterização física da lama residual de lavagem de betoneiras, objetivando subsidiar futuras incorporações deste material como agregado miúdo. Foram realizados ensaios granulométricos, de densidade e material pulverulento. Devido a granulometria fina, o material pode ser comparado às faixas ideais de agregado miúdo fino, possuindo módulo de finura de 1,65. A densidade encontrada foi de 2,04g/cm³ e a fração de material pulverulento de 14,34%. Desta forma, o agregado reciclado poderia ser utilizado em substituição ao agregado miúdo, quando verificado de acordo com a ABNT NBR 15.116. Porém, a grande quantidade de filer no material pode estar relacionada a alta absorção de água no concreto.
Palavras-chave: RCC
Reciclagem
Construção industrializada
Resíduo de concreto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3573
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANE JACKES DE CAMARGO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)321.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.