EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3569
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO POTENCIAL DA CINZA DA CANA - DE - AÇÚCAR EM SUBSTITUIÇÃO AO CIMENTO PORTLAND PARA PRODUÇÃO DE PLACAS CIMENTÍCIAS
Autor(es): UENO, Denis Yudi
MORAES FILHO, Arnaldo Alberto de
SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
GONÇALVES, Jose Eduardo
Abstract: As cinzas oriundas da queima do bagaço da cana de açúcar são resíduos sólidos com propriedades físicas e químicas similares ao do cimento Portland. Estes que outrora poderiam ser destinadas ou descartados na natureza podem ser utilizados como compósitos na fabricação de um novo produto. O aproveitamento de resíduo da indústria sucroalcooleira na fabricação de placas cimentícias pode ser uma alternativa ambientalmente sustentável e que possibilita a valorização destes resíduos, e de mesma forma é uma alternativa para minimizar os impactos ambientais diminuindo a extração de matéria prima, e alterar de uma fonte não- renovável (calcário) por uma renovável. Neste trabalho, será analisado a influência da incorporação de cinza de bagaço de cana- de - açúcar (CBC) para a produção de placas cimentícias. A CBC produzida pela indústria sucroalcooleira é um resíduo com propriedades pozolânicas e características similares ao cimento Portland, logo, acredita- se que a inserção deste resíduo substituindo o cimento, pode ser uma alternativa viável. Para tanto será feito a caracterização da composição quimica da CBC por meio de análises laboratoriais, estudos de granulometria, e a produção de placas cimenticias com diversas concentrações de CBC diferentes. Assim, busca- se que as placas produzidas com este resíduo industrial mantenham as propriedades mecânicas, possibilitando a produção de um material mais eficiente na relação custo- benefício para ser utilizado na construção civil e que, possa constituir- se, portanto, numa excelente alternativa para o aproveitamento destes materiais como um insumo com a finalidade de reduzir a exploração de matérias primas não renováveis, e aumentar utilização de tecnologias limpas.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Resíduos da indústria sucroalcooleira
Tecnologia limpa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3569
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENIS YUDI UENO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)312.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.