EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3558
Tipo: Artigo
Título: BAIRROS POPULARES EM VAZIOS URBANOS: REDUZINDO A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
Autor(es): MELO, Letícia Santos de
GRANZOTTO, Laura
Abstract: A cidade de Maringá –PR possui um grande déficit habitacional e um longo histórico de segregação socioespacial, presente também em outras cidades brasileiras. Aliado a fatores como estes, é possível ainda observar outras problemáticas urbanas, como os vazios urbanos que surgem por meio de retenções provocadas por especulações e por loteamentos descontínuos ocorridos por falta de instrumentos de fiscalização. Este trabalho apresenta através de embasamentos teóricos sobre os problemas de segregação social, déficit habitacional, expansão desordenada, vazios urbanos e urbanismo sustentável, a elaboração de um anteprojeto de loteamento para o desenvolvimento de um bairro sustentável, localizado em uma área da cidade, atualmente considerada como vazio urbano. Como objetivo de atender a todas as parcelas da população, este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de propostas para a inclusão da população de baixa renda. Conclui- se, então, com diretrizes projetuais, um exemplo de ocupação dos vazios urbanos existentes na região, que estão dotados de infraestrutura, atendendo aos anseios da população sem necessitar da expansão do perimetro da cidade de imediato.
Palavras-chave: Loteamento
Bairro sustentável
Urbanismo sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3558
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA MELO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)735.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.