EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3556
Tipo: Artigo
Título: FORMAÇÃO DE RESSACOS E SUA IMPORTÂNCIA NA DINÂMICA DE ILHAS ALONGADAS DO RIO PARANÁ - PR
Autor(es): GAZOLA, Karina de Cássia
STEVAUX, José Cândido
Abstract: Ressaco é o nome regional atribuído a uma morfologia acanalada e fechada a montante que se desenvolve por anexação de uma barra latera. Esse processo ocorre associado a uma ilha ou à margem do rio. O trabalho foi desenvolvido no Alto rio Paraná, região de Porto Rico –PR, com o fim de caracterizar o ressaco em sua dimensão, morfologia e sedimentológicas, bem como sua importância no sistema fluvial, já que esse tipo de formação se dá pela anexação de barras, e é de suma importância na evolução de ilhas alongadas, uma característica comum de ilha que encontramos no Rio Paraná. Além disso, entender sua relação granulométrica barra e ressaco, onde foi encontrada predominantemente a mesma fração.
Palavras-chave: Corpo d’água
Geomorfologia fluvial
Dinâmica fluvia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3556
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA DE CÁSSIA GAZOLA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)797.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.