EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3555
Tipo: Artigo
Título: A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE
Autor(es): SANTOS, Erick José dos
CASTELETTO, Hugo Santana
Abstract: A globalização ocasionou muitas mudanças, as culturas misturaram- se, as predominantes sobrepuseram- se perante as desfavorecidas. Isso não aconteceu somente no campo da cultura, mas também nos sociais, econômicos e políticos. Faz- se fundamental entender como a globalização pode interferir na escala local, mais especificamente no município de Arapiraca - AL, mostrando como esse fenômeno possibilitou avanços e retrocessos para a região. Para isso, objetiva- se especificamente analisar a Taxa de Desemprego do Brasil e de Arapiraca –AL, a fim de fazermos análises que possam nos mensurar a proposta do objetivo geral. Para isso, foi realizada uma pesquisa sistemática de indicadores referentes, principalmente sobre a economia e desemprego no Brasil e em Arapiraca –AL, visando observar que motivos levaram a queda da economia e aumento do desemprego no período que se estende de 2008 (início da crise econômica mundial) a 2017. Percebeu-se o desemprego entre 2008 e 2013 indicou uma queda, a partir de 2014 houve grande aumento, apesar de que a economia mundial entrou em colapso em 2008/2009, tal aumento do indicador explica-se pela troca da metodologia oficial de cálculo. Dados mostram que o município arapiraquense seguiu a tendência brasileira de desempenho econômico, mergulhando na crise econômica. Os resultados mostram que apesar de caminharmos na contramão da crise em um primeiro momento, após a troca da metodologia os números da cidade entraram em colapso constante perdurando até atualmente, resultando na conclusão de que a globalização possibilitou como um dos principais malefícios o alto número de desempregados na segunda maior cidade do estado alagoano.
Palavras-chave: Crise econômica
Desemprego
Geografia econômica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3555
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUGO SANTANA CASTELETTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)298.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.