EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3553
Tipo: Artigo
Título: FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
Autor(es): SILVA, Rafael Veloso da
OLIVEIRA, Julio Rodrigues de
YOKOO, Sandra Carbonera
Abstract: Contemplando que o Cinema é algo da cultura popular observou-se nessa pesquisa como os filmes que apresentam temática de ficção científica, são representadas, o que distingue o “possível”, do “exagero” que é apresentado nos filmes. Estes podem ser considerados alertas a sociedade dada às ações antrópicas, bem como a própria dinâmica climática natural do planeta. O objetivo foi entender como as percepções de eventos climáticos estão sendo representados no cinema, mais precisamente a filmes de ficção científica (Cli-fi) que se atém a eventos climáticos, tendo em vista que a Sétima Arte atinge o denominado público de massas. Através da análise de alguns filmes que retratam questões do clima, como as mudanças climáticas, tornados, furacões, estiagens,entre outros, procurou-se entender quais relações são estabelecidas com a realidade. A metodologia consistiu na busca de referenciais teóricos, a fim de fundamentar a pesquisa, por ser uma temática não tão explorada, na literatura conta com poucos referenciais teóricos,e análise dos eventos climáticos dos filmes“Tempestade Planeta em fúria” (2017); “2012” (2009) e “O dia depois de amanhã” (2004). Certificou – se que muitos destes filmes apresentam circunstâncias que realmente estão acontecendo, enquanto outros são considerados filmes com o intuito de “impactar”, o público das massas, e lucrar com a bilheteria.
Palavras-chave: Geografia do cinema
Cultura de massas
Fim do mundo
Cli - fi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3553
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL VELOSO DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)503.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.