EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3552
Tipo: Artigo
Título: A DINÂMICA DA MASSA POLAR ATLÂNTICA, OS SISTEMAS FRONTAIS E O ESTADO DO TEMPO EM CAMPO MOURÃO
Autor(es): BORSATO, Victor da Assunção
MASSOQUIM, Nair Gloria
OLIVEIRA, Julio Rodrigues de
SILVA, Rafael Veloso da
RADI, Lucas Salvador
Abstract: A Climatologia Dinâmica se fundamenta na movimentação das massas de ar, grandes porções de ar atmosféricos com características específicas.Traçou- se como objetivo contabilizar a participação das massas de ar que atuaram em janeiro e em julho de 2010, ano climatologicamente padrão.Janeiro representando a estação do verão, na qual prevalece a atuação das massas de ar de baixa pressão atmosférica e julho, a estação do inverno, na qual prevalece os sistemas atmosféricos de alta pressão, liderada pela massa Polar atlântica. Além das cinco massas de ar, atuam também os sistemas frontais, mais frequentes no Sul do Brasil. O foco da abordagem foi a região da cidade de Campo Mourão- PR. Para essa região foi caracterizado os estados do tempo que as massas de ar e os sistemas frontais habitualmente proporcionam. Para os dois meses estudados foram contabilizadas as participações de todas as massas de ar que atuam no Brasil e especializadas em cartas do Brasil por meio do software Qgis.
Palavras-chave: Dinâmica atmosférica
Estados do tempo
Sistemas atmosféricos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3552
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR DA ASSUNÇÃO BORSATO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)1.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.