Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549
Tipo: | Artigo |
Título: | JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO |
Autor(es): | OLIVEIRA, Tais Pires de LOPES, Claudivan Sanches |
Abstract: | Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos. |
Palavras-chave: | Jogo geográfico Classificações de jogos Prática docente |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549 |
Data do documento: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAIS PIRES DE OLIVEIRA.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 312.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.