EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549
Tipo: Artigo
Título: JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TIPOLOGIAS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
Autor(es): OLIVEIRA, Tais Pires de
LOPES, Claudivan Sanches
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de discutir os tipos de jogos utilizados pelos professores de Geografia, no processo de ensino- aprendizagem. Para atingir esse objetivo foi realizado levantamento bibliográfico, bem como, análise de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, respondido por 55 professores de Geografia, da Educação básica, vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. A análise dos dados coletados, referente a proposta deste trabalho, evidenciou que os jogos mais utilizados em sala pelos participantes,de acordo com a forma e o conteúdo, são os jogos de pergunta e resposta com a finalidade de fixação de conteúdo, seguidos pelos jogos de montagem com o mesmo objetivo. Verificou- se,também, a intensa utilização de jogos adaptados,ou seja, os professores se apropriam do formato e das regras basificas de um determinado jogo e o adapta ao conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, a sua realidade e a faixa etária dos alunos.
Palavras-chave: Jogo geográfico
Classificações de jogos
Prática docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3549
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIS PIRES DE OLIVEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)312.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.