EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3545
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DE OURIZONA/PR
Autor(es): GUILHERME, Fabiano Pina de Souza
MARANGONI, Gustavo Amaral
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a qualidade ambiental urbana da cidade de Ourizona -PR. Para tanto, foi realizada uma análise de toda a área urbana utilizando- se de indicadores ambientais. Os indicadores utilizados na pesquisa foram: pavimentação das vias, áreas verdes, classes de renda por domicílio, temperatura média da superfície e cobertura da vegetação. Além do levantamento de campo foram utilizados os dados do Censo Demográfico do IBGE (2010), a plataforma do Google Earth Engine e no mapeamento dos indicadores o software QGis 3.4.5 Madera e dados vetoriais fornecidos pela Prefeitura. Após as correlações dos dados, análise e discussão das informações adquiridas, os resultados obtidos mostraram que a cidade possui em geral, uma boa qualidade ambiental urbana, porem apresenta a necessidade de investimentos e implantação de áreas verdes e infraestruturas nas porções mais afastadas do centro da malha urbana.
Palavras-chave: Indicadores ambientais
Espaço urbano
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3545
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANO PINA DE SOUZA GUILHERME.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)560.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.