EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543
Tipo: Artigo
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Autor(es): MARQUES, Tassiana Justino
SCHERWINSKI, Karoline
Abstract: O presente artigo consiste no estabelecimento da relação entre a Educação Ambiental e a gestão de resíduos sólidos. Partindo deste pressuposto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de elucidar o processo de consolidação da Educação Ambiental e sua relevância na efetivação da adequada gestão dos resíduos sólidos. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos buscaram apresentar a definição e conceituação da Educação Ambiental; contextualizar sua concepção histórica tanto em nível internacional quanto no âmbito brasileiro, sobretudo após a abertura política pós- regime militar na década de 1980; relacionar a inserção da Educação Ambiental na Política Nacional de Meio Ambiente e sua articulação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e abordar a relevância da Política Nacional da Educação Ambiental para a garantia de processos educacionais contínuos tanto para a educação formal, desenvolvida por meio dos currículos escolares quanto para a educação não formal, voltada à comunidade em geral . Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento e revisão bibliográfica; uso de dados e informações publicadas em órgãos oficiais. Por fim, os resultados obtidos permitiram comprovar que os instrumentos capazes de garantir uma adequada gestão dos resíduos sólidos devem ser aplicados em consonância com os processos relativos à Educação Ambiental. Dessa forma, a efetividade de processos educacionais contínuos,desenvolvidos tanto nas escolas como nas comunidades,torna-se mais significativa, proporcionando a conscientização ambiental, o envolvimento e a participação da sociedade em ações mais sustentáveis, que garantam mais qualidade de vida e conservação dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Conscientização ambiental
Educação continuada
Gestão de resíduos sólidos
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TASSIANA JUSTINO MARQUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)292.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.