Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539
Tipo: | Artigo |
Título: | ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Autor(es): | BARBOSA, Magda Ribeiro de França FORNO, Letícia Fleig Dal |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável. |
Palavras-chave: | Ensino colaborativo Organização do ensino Inclusão escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539 |
Data do documento: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAGDA RIBEIRO DE FRANÇA BARBOSA.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 197.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.