EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538
Tipo: Artigo
Título: CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Autor(es): FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
Abstract: O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências.
Palavras-chave: Ensino de ciências
TDICs
Ondas eletromagnéticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONSON RODRIGUES FARIAS JUNIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)381.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.