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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536
Tipo: | Artigo |
Título: | A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60 |
Autor(es): | PEREIRA, Camila Almeida |
Abstract: | Em 1964 instaurou-se no Brasil a ditadura militar, governo marcado pela censura e supressão da liberdade de expressão. Pessoas e grupos que demonstrassem descontentamento contra o regime eram duramente reprimidas, expor a opinião tornou- se proibido. Por meio do método dedutivo, na qual realizou- se a análise de livros, documentários, sites e músicas, buscou- se demonstrar como a música de protesto, que teve maior alcance por meio dos Festivais de Música Popular que aconteceram entre 1965 e 1969 televisionados inicialmente pela TV Excelsior e posteriormente pela TV Record, tornou- se a arma dos jovens e estudantes para protestarem contra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Estes festivais foram marcados pela torcida que utilizavam de vaias, cartazes e faixas para torcerem por suas canções prediletas, mas principalmente pelas canções marcantes que continham mensagens de denúncia contra o regime, e abertamente defendidas pela torcida ávida a protestar e questionar. Visto isto, tem por resultado que a música deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e passou a ser vista como uma ferramenta de contestação. |
Palavras-chave: | Festival de música Liberdade de expressão Música de protesto Torcida |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536 |
Data do documento: | 29-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAMILA ALMEIDA PEREIRA.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 200.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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