EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536
Tipo: Artigo
Título: A MÚSICA DE PROTESTO COMO FORMA DE EXPRESSÃO NA DÉCADA DE 60
Autor(es): PEREIRA, Camila Almeida
Abstract: Em 1964 instaurou-se no Brasil a ditadura militar, governo marcado pela censura e supressão da liberdade de expressão. Pessoas e grupos que demonstrassem descontentamento contra o regime eram duramente reprimidas, expor a opinião tornou- se proibido. Por meio do método dedutivo, na qual realizou- se a análise de livros, documentários, sites e músicas, buscou- se demonstrar como a música de protesto, que teve maior alcance por meio dos Festivais de Música Popular que aconteceram entre 1965 e 1969 televisionados inicialmente pela TV Excelsior e posteriormente pela TV Record, tornou- se a arma dos jovens e estudantes para protestarem contra as atrocidades cometidas durante a ditadura militar. Estes festivais foram marcados pela torcida que utilizavam de vaias, cartazes e faixas para torcerem por suas canções prediletas, mas principalmente pelas canções marcantes que continham mensagens de denúncia contra o regime, e abertamente defendidas pela torcida ávida a protestar e questionar. Visto isto, tem por resultado que a música deixou de ser apenas uma forma de entretenimento e passou a ser vista como uma ferramenta de contestação.
Palavras-chave: Festival de música
Liberdade de expressão
Música de protesto
Torcida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3536
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA ALMEIDA PEREIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)200.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.