EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3532
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGAÇÃO DOS CUIDADOS PRESTADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO PENITENCIÁRIO
Autor(es): ROES, Júlia Pimenta
FACCIN, Karoline
BOLSONI, Ludmila Lopes
Abstract: Esse estudo visou conhecer melhor a assistência dos profissionais de saúde no âmbito penitenciário, ressaltando os desafios e impasses encontrados pelos profissionais durante a prestação de cuidados. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa de caráter descritiva por meio da avaliação de Bardin (2011) no Serviço penitenciário de uma cidade do noroeste do Paraná, sendo aplicado um questionário aberto e estruturado que norteou a entrevista, onde foi gravado por meio de um aparelho MP3 com 4 profissionais sendo 2 Enfermeiros e 2 Técnicos de Enfermagem. Com o objetivo de conhecer o cuidado prestado da equipe de saúde no âmbito penitenciário na perspectiva dos profissionais inseridos neste sistema, onde o agente penitenciário entra como um elemento que é essencial para a assistência. Os resultados enfatizaram quais eram os cuidados oferecidos em âmbito penitenciário e os paradigmas que interferem nessa prestação de cuidado, sendo eles,o acompanhamento do agente penitenciário, a periculosidade e a falta de profissionais. Este estudo possibilitou investigar a realidade vivenciada pelos profissionais de enfermagem que atuam nos serviços de saúde do Sistema Prisional.
Palavras-chave: Assistência
Profissionais de saúde
Sistema prisional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3532
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINE FACCIN.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)226.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.