EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3529
Tipo: Artigo
Título: IMUNONUTRIENTES NA DOENÇA DE CROHN
Autor(es): TONSIC, Bárbara Ribeiro
CARDOSO, Bruna Muller
Abstract: A Doença de Crohn (DC) é uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) com etiologia desconhecida, que pode acometer desde a boca até o ânus. A maior incidência é em pessoas jovens, brancas, europeias e norte americanas e seus sintomas podem incluir desde diarreia até fístulas digestivas. Assim, o presente artigo tem por objetivo avaliar 26 publicações compreendidas entre os anos de 2006 a 2019, sobre o papel dos imunomoduladores na Doença de Crohn e para isto, utilizou- se bancos de dados com Lilacs, Pubmed, Scielo e Medline a partir de palavras chaves específicas. Como resultados, observou- se que dentre os imunonutrientes estudados na Doença, os probióticos são os que demonstram maior efeito por apresentarem ação anti-inflamatória, e aminoácidos como Arginina e Glutamina apesar de testados na Doença, tem resultados contraditórios quando sua eficácia na DC.Com isso, notou- se que apesar de benéficos em alguns casos, maiores estudos fazem- se necessários sobre o uso de imunonutrientes como coadjuvante no tratamento da DC.
Palavras-chave: Doença de crohn
Terapia nutricional nas DII
Imunomoduladores na DII
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3529
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA RIBEIRO TONSIC.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)257.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.