EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3522
Tipo: Artigo
Título: ISQUEMIA E REPERFUSÃO CEREBRAL OCASIONA ALTERAÇÃO DAS SIALOMUCINAS DO JEJUNO DE Rattus norvegicus
Autor(es): ROSA, Anne Caroline Santa
ESTUANI, Julia
MILANI, Humberto
GODINHO, Jacqueline
SCHNEIDER, Larissa Carla Lauer
BUTTOW, Nilza Cristina
Abstract: A Isquemia e Reperfusão (I/R) cerebral é um tipo de lesão caracterizada pela interrupção e reestabelecimento do fluxo sanguíneo a um tecido. Considerando que o sistema nervoso central e o sistema nervoso entérico possuem uma conexão através do nervo vago, denominada eixo cérebro- intestino,a injúria pode influenciar diretamente o trato gastrointestinal. Assim, é capaz de promover um desbalanço nos neurotransmissores, resultando em mudanças na integridade da mucosa intestinal. Objetivou- se analisar o efeito da isquemia cerebral de 15 minutos seguida de reperfusão de 52 dias sobre as células caliciformes do jejuno de Rattus norvegicus. Os animais foram separados aleatoriamente em dois grupos: Grupo GC (n=5): ratos controles e Grupo GI (n=5): ratos submetidos à Indução da Isquemia Cerebral Global e Transitória. Foi coletado o seguimento jejunal e preparado por técnicas histológicas de rotina e corados com Ácido Periódico de Schiff (P.A.S, mucinas neutras) e Alcian Blue pH 1,0 (sulfomucinas) e 2,5 (sialomucinas).Quantificamos todas as células caliciformes do eixo vilo- cripta do jejuno. Nossos resultados demonstraram que apenas as células produtorasde mucinas ácidas-sialomucinas sofreram alterações. As modificações nas mucinas podem estar relacionadas com a resposta ao stresse causado pela injúria da I/R, considerando que as células caliciformes possuem dentre as funções, o papel de proteção epitelial.Portanto, a isquemia cerebral de 15 minutos e reperfusão de 52 dias altera apenas as células caliciformes produtoras de mucinas ácidas- sialomucinas do jejuno de Rattus norvegicus.
Palavras-chave: Célula caliciforme
Injúria
Muco
Trato gastrointestinal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3522
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNE CAROLINE SANTA ROSA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)343.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.