EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3518
Tipo: Artigo
Título: POLIMORFISMOS ASSOCIADOS À OBESIDADE UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PARA MEDICINA PREDITIVA E INDIVIDUALIZADA
Autor(es): SÁ, Amanda Regina Nichi
ALBUQUERQUE, Eliane Papa Ambrosio
Abstract: Técnicas moleculares têm correlacionado polimorfismos genéticos no desenvolvimento de doenças. O objetivo deste trabalho é apresentar os polimorfismos dos genes FTO, ADRB2 e PPARG associados ao desenvolvimento da obesidade e diabetes com ênfase na medicina preditiva e personalizada.O alelo A do SNP rs9939609 do gene FTO está relacionado ao maior acúmulo de gordura corporal e menor saciedade nos indivíduos portadores ou homozigotos para esse alelo. Entretanto, essas pessoas respondem bem na manutenção da massa corporal ao realizar dieta hipocalórica e com alto teor de proteínas. O alelo G do SNP rs1042714 do gene ADRB2 está relacionado com o maior risco ao desenvolvimento do diabetes por interferência na atividade lipolítica e na resistência à insulina. Porém, esses indivíduos parecem responder bem à perda de gordura corporal com exercícios de resistência e dieta regulada na ingestão de calorias. O alelo G do SNP rs1801282 do gene PPARG está associado ao efeito protetor no desenvolvimento da obesidade e diabetes por diminuir a formação do tecido adiposo. Porém, foi observado que portadores desse alelo e que simultaneamente possuem diabetes, apresentam maior risco na piora do quadro clínico. Com isso, conclui- se que a partir do conhecimento de fatores genéticos de pré- disposição à obesidade e a influência significativa dos fatores externos como alimentação e exercícios físicos, é possível que o indivíduo seja orientado e tratado de forma individualizada.Dessa forma, é possível tornar o paciente ativo na promoção da sua saúde, promovendo mudanças nos hábitos diários em prol da qualidade de vida.
Palavras-chave: Estilo de vida
Genes candidatos
Medicina personalizada
Obesidade
Polimorfismo genético
Predisposição genética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3518
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA REGINA NICHI DE SÁ.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)350.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.