EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517
Tipo: Artigo
Título: O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): VILELA, Camila de Brito
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Narrativa fílmica
Residência pedagógica – biologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DE BRITO VILELA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)279.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.