EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3514
Tipo: Artigo
Título: A MASSAGEM COMO TERAPIA COMPLEMENTAR EM UM CASO DE ABUSO E ADOÇÃO
Autor(es): ELIAS, Mariana Carolina Alves Fornitani
DESINI, Roseli
FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
PEREIRA, Rafael Mendes
ALVES, Suelen Priscila Ferreira
Abstract: O objetivo desse trabalho é a abordagem dos benefícios oriundos da massoterapia focando na técnica de massagem oriental Tuiná com uma família. A composição familiar é: pai, mãe, dois filhos naturais e uma criança adotada. Nosso foco se ateve somente com os pais e a criança adotada, que no decorrer das circunstâncias revelou ser abusada sexualmente. Um toque amoroso e curativo como o da massagem pode ressignificar toques abusivos e não permitidos, além de diminuir o estresse, a ansiedade, distúrbios do sono e estreitar os laços afetivos entre os pais e a criança. Neste processo, na criança, foram realizadas dez sessões, uma vez por semana, com duração aproximada de quarenta minutos, no Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina, já na mãe foram realizadas doze sessões e no pai dez sessões de massagem Tuiná, uma vez por semana, com duração de uma hora e vinte minutos, na casa da família. Pode- se observar uma melhora no convívio familiar, relatada pelos pais, principalmente na questão da ansiedade, a criança apresentou uma tranquilidade visível, autonomia e autoestima antes não percebidas estão em evidencia, aprendizado na escola mais aguçado e redução nas mentiras apresentadas pela mesma. Os pais obtiveram uma redução e ou diminuição no nível do estresse e ansiedade em seus relacionamentos pessoais e profissionais, apresentaram uma notável aptidão para resolver conflitos interpessoais, relatam que sua vida conjugal também obteve grande melhora. Dessa forma, foi possível verificar a eficácia da técnica de massagem Tuiná, como terapia complementar, no caso apresentado.
Palavras-chave: Abuso sexual
Adoção
Família
Tuiná
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3514
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA CAROLINA ALVES FORNITANI ELIAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)402.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.