EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3512
Tipo: Artigo
Título: SHANTALA EM BEBÊS GÊMEAS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): MASUDA, Giovana Keiko De Carvalho
ZERBINATI, Angela Gomes Gordo
FERNANDES, Juliana Gomes
CARDEAL, Adriane de Lima
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
PINTO, Roberta Ramos
Abstract: A gravidez é um momento único na vida da mulher e traz consigo diversas mudanças físicas e emocionais. Com a gestação de gêmeos, todas essas mudanças internas e externas se multiplicam, e com elas, o medo e a insegurança aumentam. Após o parto, os cuidados demandados são dobrados podendo gerar sentimentos de estresse, fadiga, deterioramento na relação conjugal e sentimento de culpa, incerteza e insuficiência. Essas atribulações podem resultar em uma quebra do vínculo que os bebês possuíam com a mãe no ventre uterino. A massagem Shantala pode ajudar na manutenção e fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.Assim, a presente pesquisa buscou analisar os efeitos da massagem Shantala em bebês gêmeas, bem como verificar se essa prática contribui beneficamente para o estado emocional da mãe.Participaram do estudo uma mãe e suas filhas gêmeas com 3 meses de vida. O protocolo de atendimento consistiu na aplicação da Shantala uma vez por semana pela terapeuta e nos demais dias pela mãe, por um período de 6 semanas. Foi verificado melhora no funcionamento intestinal, diminuição das cólicas e do choro, e também melhora no sono. As frequências cardíaca e respiratória diminuíram e houve um aumento da temperatura corporal. Observou- se diminuição nos níveis de estresse, agitação e ansiedade da mãe, além de haver um aumento no vínculo familiar. Conclui- se que a massagem Shantala é um importante meio para beneficiar tanto a saúde de bebês quanto da mãe, estreitando vínculos e melhorando a qualidade de vida familiar.
Palavras-chave: Gestação múltipla
Shantala
Vínculo mãe e bebê
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3512
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANA KEIKO DE CARVALHO MASUDA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)297.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.