EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3508
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DA QUALIDADE COMO FERRAMENTA A COMPETITIVIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
Autor(es): PEREIRA, Bruna Thaís de Morais
SAATH, Reni
WENNECK, Gustavo Soares
CHCAVES, Priscilla Tiara Torrezan
PULZATTO, Nikolas Marques
GUIMARÃES, Amanda Ferreira
Abstract: O emprego de técnicas adequadas, de mão- de -obra qualificada, e o acesso a informações técnicas podem beneficiar o produtor, levando- o à redução dos custos e adoção de adequados métodos de manejo para garantir a melhoria da qualidade, logo, possibilita que seu produto seja valorizado e comercializado de forma mais justa.No fomento à produção de qualidade, o objetivo do presente estudo foi observar a percepção da qualidade como ferramenta para competitividade de produtores de café da região Norte Novo no Paraná. Como metodologia, o estudo envolveu capacitação técnica e informações sobre as etapas de colheita e pós- colheita do café. A dinâmica do treinamento foi realizada com base nas demandas levantadas pelos técnicos no diagnóstico produtivo individualizado. No pilar da sustentabilidade, a capacitação dos cafeicultores possibilita um trabalho em conjunto, no intuito de promover a melhoria da qualidade do café em escala regional. A abordagem sistemática na produção, em torno das etapas da colheita e pós- colheita, permite elevar a rentabilidade financeira, em função da qualidade do produto e da redução dos custos envolvidos no processo de pós- colheita. Como ferramenta a coleta continuada de dados ambientais e sociais possibilitam adequação tecnológica e desenvolvimento de ações direcionadas, possibilitando o desenvolvimento regional e o fortalecimento da cafeicultura familiar.
Palavras-chave: Coffea arábica
Colheita seletiva
Pós - colheita
Treinamento técnico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3508
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA MORAIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)521.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.