EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3504
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO DMAIC EM UMA EMPRESA NO SETOR ELETRÔNICO DE PRODUTOS PARA USOS DOMÉSTICOS
Autor(es): CORDEIRO, Denislaine Regina
BASSETTO, Priscilla
ROCHA, Rony Peterson da
Abstract: Com o aumento da competitividade, as empresas estão em busca de melhorias em seus processos produtivos. As Ferramentas da qualidade com auxílio de métodos e técnicas (ex: DMAIC) enquadram- se dentro desta perspectiva de melhoria. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia DMAIC para reduzir as ocorrências de defeito s em um produto, comercializado por uma empresa do ramo eletroeletrônico e realizar uma revisão de literatura de trabalhos publicados no âmbito nacional e internacional sobre metodologia DMAIC. A pesquisa classifica-se quanto ao método de abordagem, qualitativa, no qual os dados da pesquisa foram obtidos a partir de observação na empresa e entrevista junto ao responsável pela qualidade da empresa, as bases de dados pesquisadas para revisão bibliográfica foram, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Evento Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (Conbrepro), onde foram identificados 38 artigos que apresentam essa abordagem. Ao realizar o estudo aplicado, utilizou- se as quatro primeiras fases do método DMAIC em que se constatou os principais problemas que proporcionam defeitos no produto e por fim, propôs um plano de ação com as melhorias. Após a implementação do modelo, constatou-se os principais problemas que proporcionam defeitos:“carcaça derretida e liga e não aquece” sendo a causa relacionada a matéria- prima inferior vinda do fornecedor e a pré e pôs inspeção não realizada. Quanto a revisão de literatura verificou- se que o DMAIC fornece uma estrutura consistente para melhoria de um processo, visando maximizar o lucro e tornando a empresa mais competitiva.
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade
Produção
Eletrônico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3504
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILLA BASSETTO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)313.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.