01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/350
Tipo: Artigo
Título: Perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Maringá - PR, no período de 2007 a 2017
Autor(es): SILVA, Simone Fernanda da
Primeiro Orientador: MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença zoonótica causada pelo protozoário do gênero Leishmania, de transmissão vetorial pelos mosquitos flebotomíneos. No Brasil a LTA se manifesta em todas as regiões do país. No Paraná as regiões endêmicas estão próximas às áreas florestais e nas bacias de rios, com destaque para a região Norte, onde o número de casos tem se elevado. O objetivo do presente estudo foi avaliar e compreender o perfil epidemiológico da LTA no período de 2007 a 2017, no município de Maringá. Para este propósito, foi realizada uma abordagem transversal descritiva de dados secundários, obtidos das Fichas de Notificação/Investigação de Leishmaniose ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, analisando as características sociodemográficas gerais do diagnóstico, complementares das notificações e do tratamento farmacológico e acompanhamento da leishmaniose. No período investigado foram registrados 216 casos, com predomínio na faixa etária entre 40 a 79 anos, com uma prevalência do sexo masculino. Todos os casos foram tratados com o emprego de agente antimonial pentavalente, consumindo em média 74,3 ampolas do fármaco por paciente, onde na maioria dos casos houve a presença de lesão, sendo a maioria cutânea e a evolução para a cura em 66,7 a 100 % dos casos. Foi concluído que a população mais vulnerável ao desenvolvimento da LTA compreende os indivíduos do sexo masculino, entre 40 e 79 anos, sendo a forma mucosa a que mais afetou estes pacientes, havendo a presença de lesões em mais de 66% dos casos e a evolução para cura indica tratamento correto.
Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar americana
Flebotomíneos
Leishmania
Epidemiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/350
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Fernanda da Silva.pdfpdf462.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.