EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3488
Tipo: Artigo
Título: CONSTITUINTES QUÍMICOS E ATIVIDADE FITOTÓXICA DAS FRAÇÕES DE BAC29
Autor(es): MORENO, Beatriz Pereira
ANDRADE, Aline Aparecida Rodolpho de
MANTOVANELLI, Gislaine Cristiane
RICARDO, Letycia Lopes
IWAMOTO, my Luiza Ishii
BALDOQUI, Debora Cristina
Abstract: A agricultura moderna tem como foco principal altas produtividades e torna- se dependente do uso de insumos químicos como estimulantes de crescimento e defensivos agrícolas sintéticos para o controle de plantas daninhas, as quais geram grandes perdas econômicas. O uso de palhadas mostra- se relevante para várias finalidades como a reciclagem dos nutrientes do solo, melhoria das características do solo e principalmente a inibição da germinação e desenvolvimento inicial de plantas daninhas, as quais causam prejuízos nas lavouras de interesse comercial. No intuito de continuar o estudo de palhadas com efeito fitotóxico realizado por nosso grupo, foi escolhida a espécie BAC29, a qual apresenta relatos na literatura quanto ao seu potencial fitotóxico, mas não apresentam relatos quanto seu estudo fitoquímico. O estudo fitoquímico das frações FHEX, FDM e FAE de BAC29 resultou no isolamento de sete substâncias: sitosterol, estigmasterol, daucosterol, ácido vanílico, apigenina, apigenina- 7- O- glicosídeo eluteolina-7-O-glicosídeo. Essas substâncias estão sendo relatadas pela primeira vez na espécie BAC29 e no seu gênero, com exceção do sitosterol, apigenina, apigenina-7-O-glicosídeo e luteolina-7-O-glicosídeo. A avaliação da atividade fitotóxica das frações FHEX, FDM e FAE de BAC29 foi realizada sobre a germinação e o crescimento inicial das plântulas das plantas daninhas: Amaranthus hybridus, Bidens pilosa, Euphorbia heterophylla e Urochloa decumbens. A frações FDM foi a mais eficiente em inibir os parâmetros analisados e a planta daninha mais sensível as frações testadas foi A. hybridus, e a menos sensível foi U. decumbens.
Palavras-chave: Amaranthus hybridus
Bidens pilosa
Euphorbia heterophylla
Fenólicos
Urochloa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3488
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE APARECIDA RODOLPHO DE ANDRADE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)350.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.