EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3477
Tipo: Artigo
Título: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL DO SUJEITO ENQUANTO PERPETRADOR DA INFIDELIDADE VIRTUAL E REFLEXÕES ACERCA DAS JURISPRUDÊNCIAS CÍVEIS
Autor(es): VENANCIO, Isabelly Medeiros
GOMES, Luiz Geraldo do Carmo
Abstract: O cerne do trabalho foi analisar a infidelidade virtual interdisciplinarmente, através do Direito, Filosofia e Psicologia. A partir disso, valendo- se do método hipotético- dedutivo, levantou- se conhecimentos prévios acerca do tema, identificando a problemática maior, que é a infidelidade virtual enquanto fenômeno social, desenvolvendo teses e, por fim, o falseamento, objetivando desenvolver a melhor solução possível do tema proposto. Sendo assim, foram analisadas as obras de diversos filósofos existencialistas, como Jean- Paul Sartre, cuja teoria encontra respaldo no binômio existência - essência. Nesse seguimento, através da Teoria do Existencialismo e da Psicologia Social, analisou- se o sujeito visando comprovar que o Ser Humano é, direta ou indiretamente, influenciado por inúmeros fatores que o conduzem à formação dos próprios valores éticos e morais (seria, portanto, a essência, enquanto elemento do referido binômio). Para tanto, foi incluído no desenvolvimento da pesquisa uma exposição minuciosa de vocábulos concernentes ao referido fenômeno, como,por exemplo,os termos adultério, infidelidade, infidelidade virtual e traição, bem como os levantamentos das estatísticas relativas à infidelidade virtual no mundo. A análise de jurisprudências também foi primordial para demonstrar que o Poder Judiciário, em face da inadequação de determinados institutos jurídicos, vem paulatinamente se adequando às transformações sociais.
Palavras-chave: Ciberinfidelidade
Existencialismo
Psicologia social
Relação interpessoal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3477
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLY MEDEIROS VENANCIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)290.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.