EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3476
Tipo: Artigo
Título: DIREITO AO ESQUECIMENTO: PROTEÇÃO AO PASSADO NA ERA DA INFORMAÇÃO
Autor(es): SILVA, Giovanna Christina Moreli Alcantara da
SILVA, Tatiana Mana Bellasalma e
SILVA, Ricardo Silveira e S
Abstract: O presente estudo tem por objetivo a análise do direito ao esquecimento como forma de proteção do passado na sociedade da informação. O direito ao esquecimento surge com o intuito de tentar proteger os indivíduos das invasões à privacidade ocorridas nos dias atuais. Com o grande avanço das tecnologias a sociedade atual está vivenciando a denominada era da informação, em que por meio das tecnologias, há a divulgação cada vez mais rápida de informações, mesmo sem a concordância dos envolvidos. Neste contexto,por meio do método teórico bibliográfico, consistente na pesquisa de obras que tratam do tema, este trabalho tem como objetivo analisar a importância do direito ao esquecimento como forma de proteção. O direito ao esquecimento consegue permitir aos indivíduos a possibilidade de escolha, assegurando judicialmente que informações, dados ou notícias, que causarem danos pessoais sejam retiradas dos meios de informação. Há um grande questionamento sobre a aplicação do direito ao esquecimento, alguns defendem que o direito ao esquecimento acabaria impondo uma censura, ao restringir a divulgação de dados, contudo seu objetivo é garantir a proteção de direitos individuais. Embora tenham discussões sobre o tema na esfera jurídica brasileira, ainda não existe uma legislação especifica. Vale destacar que a importância para a proteção deste direito não viola o direito à informação, mas sim protege o direito e o poder de escolha dos indivíduos, garantido sua autonomia.
Palavras-chave: Autonomia
Escolha
Privacidade
Tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3476
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA CHRISTINA MORELI ALCANTRA DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)300.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.