EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3474
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS E PÚBLICO ALVO PARA O ENSINO DE PRODUTOS TÊXTEIS INTELIGENTES
Autor(es): COSTA, Polyanna Astrath
CAMELO, Dioclecio Moreira
Abstract: O desenvolvimento de produtos inteligentes e autônomos é um tema complexo e que demanda a convergência de conhecimentos técnicos de vários campos.Com a popularização dos kits e plataformas de código- aberto, como o Arduino, hobbistas e estudantes têm aprendido eletrônica e programação de maneira integrada. Quando se trata de trabalhar com produtos inteligentes, os wearables têm se apresentado como alternativa mais visível e integradora, visto que sua construção pode envolver a participação de estudantes em diversos níveis, gêneros e idades. Estudos mostram que o ensino de wearables, através dos materiais têxteis inteligentes (smart textiles ) é um campo orientado para o trabalho com crianças e jovens, mas que apresenta oportunidade para o trabalho com adultos. O presente artigo busca identificar os estudos que apresentam o ensino de smart textiles como ferramenta para introduzir práticas construtivas de produtos wearables. Como estudo preliminar, o artigo explora quais os materiais didáticos utilizados nos experimentos e qual o público alvo que participou das práticas em sala de aula. Espera- se, com esse trabalho de pesquisa, discutir quais as oportunidades que o ensino de produtos inteligentes poderia trazer para complementar a formação dos novos designers. Com base nessa discussão, espera-se reconhecer quais os benefícios que os wearables poderiam trazer no desenvolvimento de produtos inteligentes e reproduzir o ambiente multidisciplinar das indústrias através das práticas realizadas em sala de aula.
Palavras-chave: Smart textiles
E - textiles
Têxteis inteligentes
Wearables
Ferramentas de apoio ao ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3474
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLYANA ASTRATH COSTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)898.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.