EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3471
Tipo: Artigo
Título: A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVOS DA CIDADE DE MARINGÁ - PR
Autor(es): MOREIRA, Mayume Caires
SILVA, Juliani Bruna Leite
ÁVILA, Gustavo Noronha de
Abstract: Este trabalho teve por objetivo analisar a aplicabilidade prática do princípio da presunção de inocência nos meios de comunicação televisivos da cidade de Maringá - PR, devido a representatividade que a mídia exerce na sociedade de massa, bem como,a periodicidade de notícias do âmbito penal divulgadas pelos meios de comunicação. Os mass media passaram por um processo de ampliação a partir do fenômeno da globalização, em que a tecnologia inovou a forma de divulgação das informações. Em face dessa expansão, é que se evidenciou ser imprescindível a análise das possíveis repercussões desse sistema informativo nas garantias constitucionais, em especial na garantia de estado de inocência. Sendo assim, foi objetivado na presente pesquisa esclarecer a forma em que tais fatos são noticiados, ou seja, se há a observância do princípio da presunção de inocência. Princípio este que, garante aos indivíduos envolvidos na persecução criminal o direito de acompanhar o processo em estado de inocência até que haja, o trânsito em julgado de sentença condenatória, conforme previsão no art. 5º, LVII, da Constituição Federal de 1988. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin, bem como análise qualitativa, foram analisados os dados coletados da realização de pesquisa empírica feita através de entrevistas com as emissoras televisivas da cidade de Maringá, estado do Paraná, sendo, os dados obtidos por meio da aplicação de questões semiestruturadas que, possibilitaram formar um conjunto de dados aptos a demonstrar em a visão e aplicação do princípio da presunção de inocência na elaboração das notícias, bem como as possíveis interferências, negativas, ao devido processo penal diante da inobservância da garantia constitucional de estado de inocência.
Palavras-chave: Mídia televisiva
Presunção de inocência
Processo penal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3471
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYUME CAIRES MOREIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)212.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.