EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3455
Tipo: Artigo
Título: A JACTÂNCIA EM BEOWULF COMO LEGITIMAÇÃO DE PODER ARISTOCRÁTICO ANGLO - SAXÃO
Autor(es): SOARES, Vinicius Tivo
REIS, Jaime Estevão dos
Abstract: Esse artigo tem como objetivo principal discutir como o poema Beowulf (S.I ca 700) apresenta a jactância germânica, isto é, a atitude de alguém que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo, como uma das principais formas de legitimação do poder aristocrático dos futuros reis anglo-saxões no período de composição do poema, ou seja, século VIII. A veneração do próprio indivíduo sobre si está centrada em diversos rituais sociais e é apresentada para o leitor do poema em inúmeros momentos, desde a chegada do guerreiro geat à costa dinamarquesa, até o momento em que ele se prepara para o confronto final com o dragão. É nela que observamos a importância da apresentação, na qual a forma de discurso, as informações apresentadas (que também são formas cerimoniais e cumprem uma série de requisitos prévios), os elogios realizados ao ouvinte e aqueles recebidos, são de suma importância para as ações desta aristocracia. Para estudar a sociedade anglo-saxã, utilizaremos Dorothy Whitelock (1962), Nicholas J. Higham; Martin J. Ryan (2015 ) Frank M. Stenton (1971) e Carlos D. González (2015). Para analisar como as fontes históricas do período anglo-saxão refletem uma forma de comportamento e uma idealização do guerreiro serão utilizados Andrew Cowell (2007), Elise Louviot (2016), John Hill (1995) e Dean Miller (2000).
Palavras-chave: Cultura
Germânicos
Moralização
Poema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3455
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS TIVO SOARES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)217.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.