EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452
Tipo: Artigo
Título: A ESCOLA DO POSTO INDÍGENA APUCARANA SOB TUTELA DO SPI - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: 1943 a 1967
Autor(es): LEITE, Letícia da Silva
FAUSTINO, Rosangela Célia
Abstract: Desde os primeiros anos da chegada do s europeus ao território a que hoje denominamos Brasil, o projeto colonizador soube aliar práticas de dominação dos povos indígenas à educação escolar. Por muito tempo, a responsabilidade de escolarizar os índios pertenceu a Igreja Católica, que o fazia baseado em princípios cristãos ocidentais. Alguns anos após a proclamação da república, com a criação do SPI este quadro adquire uma nova configuração, caracterizada pela laicidade e racionalidade da educação. O presente texto deriva da pesquisa que foi desenvolvida junto ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno- História (LAEE), da Universidade Estadual de Maringá, com o objetivo de compreender a Educação destinada aos povos indígenas no SPI, considerada a lacuna de estudos do período. Foi utilizada como fonte a documentação pertencente a 7°inspetoria regional do SPI, promulgada pelo PI Apucarana, que atualmente está arquivada no Museu Nacional do Índio (RJ). A partir da apresentação dos documentos referentes à educação, dá-se a análise do conteúdo presente neles, que viabiliza a discussão em torno da política e história da educação escolar indígena no Posto Indígena Apucarana, contribuindo, desta maneira, com a abertura de novos caminhos para demais pesquisas sobre a educação escolar em outros Postos Indígenas, neste estado e em outras regiões do Brasil.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Etno - história indígena
História da escola indígena
Relações socioculturais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3452
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA DA SILVA LEITE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)315.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.