EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3444
Tipo: Artigo
Título: DESCRIÇÃO MACROMORFOLÓGICA E GRANULOMÉTRICA DE DOIS PERFIS DE SOLOS NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): CARAMINAN, Laine Milene
BIFFI, Vítor Hugo Rosa
ROSSI, Neuzilene das Graças
GASPARETTO, Nelson Vicente Lovatto
Abstract: O estudo do solo como corpo natural é realizado a partir de diversas etapas, as quais englobam desde trabalhos de campo para reconhecimento da área, caracterização macromorfológica, coleta de amostras e análises laboratoriais para a identificação dos atributos físicos, químicos, mineralógicos e biológicos. Nesse sentindo, o presente trabalho apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa maior, que terá como enfoque a caracterização das propriedades físicas, químicas e mineralógicas de dois perfis de solos. A priori, serão apresentadas as descrições macromorfológicas e os valores obtidos através da análise granulométrica dos perfis de solos 1 (P1) e 2 (P2). O P1 está localizado no município de Santa Fé, enquanto que o P2 se localiza em Jardim Alegre, ambos no estado do Paraná. A descrição macromorfológica foi realizada em campo(SANTOS et al., 2005)e a análise granulométrica no Laboratório do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do método da pipeta, conforme constado em Donagemma et al. (2017). O perfil 1 foi caracterizado como LATOSSOLO Bruno textura média e o P2 como LATOSSOLO Vermelho textura muito argilosa. O fator de formação do solo que apresentou influência nas características observadas foi o material parental, o qual contribuiu principalmente para a diferenciação da cor e textura, aliado à presença da matéria orgânica.
Palavras-chave: Pedologia
Latossolos
Propriedades do s solos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3444
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAINE MILENE CARAMINAN.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)711.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.