EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3436
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE RECURSOS ERGOGÊNICOS FARMACOLÓGICOS E SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Autor(es): REIS, Alexandre Pereira
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
MARQUES, Deborah Cristina de Souza
COELHO, Andressa Alves
LADEIA, Gabriel Fassina
BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
Abstract: Os esteroides anabolizantes (EAA) são classificados como um subgrupo de andrógenos compostos por substâncias sintéticas derivadas da testosterona, desenvolvidas para fins terapêuticos. No entanto, tais substâncias também passaram a ser utilizadas no âmbito das academias e no esporte, a fim de otimizar preponderantemente o desempenho físico-esportivo, devido a grande propriedade anabólica. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo central identificar a prevalência de consumo de recursos ergogênicos farmacológicos e suplementos alimentares em praticantes de musculação, em Paranacity - PR. Para tanto, foram selecionados (n=117) praticantes experientes de musculação,sendo 49 do sexo masculino e 68 do sexo feminino. A vista disso, (86,3%) destes alunos relataram fazer musculação, enquanto (13,7%) realizavam apenas treinamento aeróbio durante 3x na semana. Em adição, também se verificou a administração de esteroides anabólicos androgênicos em praticantes de musculação (12%), sendo a maior parte adquirida em farmácias sem receita médica (6,8%). Destarte, o presente estudo ressalta a necessidade de ações preventivas e educativas junto a população em estudo, com o intuito de empregar estratégias a fim de orientar os profissionais de saúde, tendo em vista os problemas acarretados pelo uso inadequado de EAA.
Palavras-chave: Anabolizantes
Medicina baseada em evidências
Suplementos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3436
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE PEREIRA REIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)233.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.