EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3435
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DA QUEILOSCOPIA EM UMA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Autor(es): BORGES, Thaís Cristina Vendrameto
SANTANA, Marcela Garcia de
AMARAL, Marcelo Augusto
Abstract: A queiloscopia pode ser definida como o estudo, registro e classificação dos sulcos localizados na superfície das mucosas labiais. Trata- se de uma técnica forense ainda pouco empregada, mas que pode ser útil em casos de identificação humana. Objetivou- se nesta pesquisa analisar as características queiloscópicas de universitários da Região Sul do Brasil, bem como avaliar possíveis divergências entre os sexos dos participantes. Foi realizado um estudo observacional, classificatório e transversal com uma amostra de conveniência composta por 50 universitários do último ano de Odontologia de uma instituição privada. Para a coleta das impressões labiais foi utilizado uma pequena quantidade de batom Marchetti®. Em seguida, os lábios foram pressionados contra cartolina branca apoiada sobre uma placa de vidro. Após a obtenção da impressão labial, esta foi subdividida em oito sub quadrantes enumerados em sentido horário, e cada tipo de sulco analisado foi classificado segundo o sistema proposto por Suzuki e Tsuchihashi. Foi realizada uma análise descritiva e estatística não- paramétrica, considerando o nível de significância de 5%. O sulco Tipo I ́ apresentou-se mais frequente (26,3%) seguido pelos Tipos I (24,3%) e II (20,5%). Segundo a variável sexo, o Tipo II e I obteve maior expressividade em homens, enquanto os sulcos I ́e I apresentaram-se prevalentes no sexo feminino.Por meio da análise estatística para os sub quadrantes 1 a 6, e 8 não foram encontradas associação significativa entre o perfil queiloscópico e sexo, com exceção do sub quadrante 7 (p<0,05). Conclui- se que a queiloscopia não resultou em caracterizações com dimorfismos sexuais, e novos estudos se fazem necessários para sua utilização em casos que envolvam vestígios labiais em cenários de crimes.
Palavras-chave: Identificação humana
Lábio
Morfologia
Odontologia legal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3435
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS CRISTINA VENDRAMETO BORGES.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)355.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.