EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3431
Tipo: Artigo
Título: USO DE CÉLULAS - TRONCO DERIVADAS DO TECIDO ADIPOSO COMO TRATAMENTO DE FÍSTULAS PERIANAIS COMPLEXAS
Autor(es): COSTA, Giovanna Josepetti da
GARBUGIO FILHO, Valdomiro
CLIVATTI, Luciana
LARA, Barbara Pereira de
Abstract: Este estudo observacional prospectivo teve como objetivo verificar se o tratamento com células tronco é efetivo nas fístulas perianais complexas, incluindo decorrentes de doença inflamatória intestinal e excluindo portadores de neoplasia, e comparar os resultados com a literatura já existente. Para tanto, foram incluídos 4 pacientes com fístula perianal complexa, com etiologia criptoglandular ou doença de Crohn, submetidos a tratamento com injeção de células-tronco mesenquimais derivadas do tecido adiposo autólogo coletadas por lipoaspiração.Os resultados foram analisados em avaliações clínicas entre o 7 ̊ e o 120 ̊ dias de pós operatório. Sendo assim,todos os pacientes apresentaram melhora clínica completa ou parcial na primeira avaliação pós operatória. Após o período de 40 dias, 2 pacientes apresentaram recidiva enquanto outros 2 permaneceram com melhora clínica completa ou parcial permanecendo com a mesma resposta até os 120 dias. Além disso, 2 desses pacientes possuíam incontinência fecal associada, apresentando, ainda,melhora nos episódios de escape e na qualidade de vida. Não houve evidência de efeitos adversos relacionados ao procedimento no período estudado. Portanto, o emprego de células-tronco como tratamento da fístula perianal complexa é um método de fácil realização, seguro, sem morbidade associada e com resultados promissores. Porém, existem poucos trabalhos randomizados que possam assegurar sua eficácia.
Palavras-chave: Células mesenquimais
Doença perianal
Terapia celular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3431
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA JOSEPETTI DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)249.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.