01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/343
Tipo: Artigo
Título: Avaliação de ansiedade, depressão e estresse em universitários de ensino superior privado com EADS-21
Autor(es): GALEAZZI, Ana Carolina Francisquette
Primeiro Orientador: AMADEI, Janete Lane
Resumo: Estudo transversal exploratório descritivo desenvolvido entre universitários de ensino superior privado com objetivo de comparar níveis de ansiedade, depressão e estresse entre acadêmicos do primeiro e do último ano de curso. Utilizou-se instrumento auto preenchível em duas partes contendo dados sócios demográficos (sexo, idade, curso, ano que frequenta) e o Questionário EADS 21 – Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse. Participaram da pesquisa 217 alunos sendo 83 do primeiro ano e 134 do último ano. A comparação entre os escores médios entre os participantes de acordo com a série matriculada não apresentou significância estatística (p< 0,05) para ansiedade, depressão e estresse. Observou-se que os escores médios para ansiedade (4,3±4,5) é equivalente para as duas séries. A depressão é maior no primeiro ano (5,8±4,7) do que para o último ano (5,2±4,8). O mesmo ocorre com o estresse entre o primeiro ano (7,5±4,4) e o último ano (7,4± 5,1). Conclui-se que os acadêmicos do primeiro ano apresentam maiores escores nos itens avaliados.
Abstract: Descriptive cross-sectional study developed amongst university students of private higher education in order to compare levels of anxiety, depression and stress among students of the first and the last year of their courses. It was used auto fillable instrument in two parts containing socio-demographic data (sex, age, course, year attended) and the EADS 21 Questionnaire - Anxiety, Depression and Stress Scale. In total 217 students participated, 83 of the first year and 134 of the last year. The comparison between the mean scores among the participants according to the enrolled series did not present statistical significance (p <0.05) for anxiety, depression and stress. It was observed that the mean scores for anxiety (4.3 ± 4.5) are equivalent for both series. Depression is higher in the first year (5.8 ± 4.7) than in the last year (5.2 ± 4.8). The same occurs with stress between the first year (7.5 ± 4.4) and the last year (7.4 ± 5.1). It is concluded that the first year students present higher scores in the evaluated items.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Estresse
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/343
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA FRANCISQUETTE GALEAZZI.pdfpdf352.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.