EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3411
Tipo: Artigo
Título: ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL DE TRATAMENTO DA OBESIDADE NA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): MARQUES, Marilene Ghiraldi de Souza
MARQUES, Déborah Cristina Souza
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
COELHO, Andressa Alves
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: O aumento do sobrepeso e obesidade tem impactado diretamente a população infanto-juvenil. O estilo de vida moderno, combinado com baixos níveis de atividade física e um balanço energético positivo, elevam exponencialmente o risco de acometimento por diferentes doenças crônicas não-transmissíveis, em especial a obesidade. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo central descrever as mudanças induzidas ao longo de 2 anos de atendimento multiprofissional,com enfoque no tratamento da obesidade, sob as variáveis de aptidão física relacionadas a saúde de um adolescente obeso.O adolescente foi avaliado e atendido durante 48 semanas. Ao todo, foram realizadas 8 avaliações, que englobaram medidas antropométricas, de composição corporal, força isométrica máxima, resistência muscular, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. De acordo as respostas obtidas, foram identificadas reduções do peso corporal, índice de massa corporal, percentual de gordura corporal, massa gorda, assim como o aumento da massa musculoesquelética em alguns períodos de avaliação. Adicionalmente, foi verificado também um aumento da força isométrica máxima de preensão manual e tração lombar, bem como para a capacidade cardiorrespiratória, resistência abdominal e flexibilidade da cadeia posterior. Baseado nas respostas apresentadas, conclui-se que o adolescente apresentou melhorias expressivas nos componentes de aptidão física relacionados à saúde.
Palavras-chave: Obesidade
Promoção da saúde
Saúde do adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3411
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILENE GHIRALDI DE SOUZA MARQUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)377.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.