EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3404
Tipo: Artigo
Título: MORBIDADE HOSPITALAR EM CRIANÇAS DE 0 A 9 ANOS NO BRASIL, PARANÁ, MARINGÁ E REGIÃO METROPOLITANA
Autor(es): CHMILUK, Lucas Rover
AUACHE, Lucas
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
GRAVENA, Angela Andreia França
Abstract: O objetivo do projeto foi identificar as causas de internações hospitalares em crianças de 0 a 9 anos no Brasil, Paraná, Maringá e região metropolitana, acompanhando a sua evolução. Trata-se de um projeto de estudo transversal e retrospectivo, realizado com dados secundários provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), especificamente do Sistema de Informação hospitalar (SIH). Os dados do Brasil, Paraná, da cidade de Maringá e região metropolitana publicados de 2008 a 2018 foram analisados. A partir dos resultados obtidos entre o período de 2008 e 2018, é possível ratificar que as principais causas de internação hospitalar em crianças de 0 a 9 anos no Brasil são oriundas de doenças do aparelho respiratório, doenças infecciosas e parasitárias e lesões por envenenamento e algumas outras consequências por causas externas. Apesar de cada região possuir suas peculiaridades, no estado do Paraná, assim como na região metropolitana de Maringá e na cidade de Maringá os resultados são semelhantes, mantendo-se a relevância das doenças do aparelho respiratório e das doenças infecciosas e parasitárias nas causas de internação. Ademais o padrão de queda nos números de internações por essas causas se repete tanto em âmbito nacional, estadual e municipal. Conclui- se que o número de internações hospitalares em crianças na faixa etária estudada vem diminuindo devido a atuação dos profissionais de saúde no âmbito da assistência primária e a formação de políticas públicas que visam diminuir a morbimortalidade infantil.
Palavras-chave: Morbidade
Avaliação
Saúde da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3404
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS ROVER CHMILUK.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)219.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.