EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3399
Tipo: Artigo
Título: TOXOPLASMOSE CONGÊNITA NO MUNICÍPIO DE SARANDI - PR NO PERÍODO DE 2008 A 2018: CASOS E FATORES DE RISCO
Autor(es): PUPIM, Alexandra Freire
KOSINSKI, Carolina Galao
MATTIUSSO, Murilo Martim
ALEIXO, Denise Lessa
Abstract: A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Uma importante via de transmissão, a via de infecção intrauterina, denominada transmissão vertical, ocorre quando o parasito passa da mãe para o feto durante a gestação. A maioria dos recém-nascidos infectados é assintomática ao nascer, manifestando meses ou até anos depois, sendo frequente a observação de sequelas da infecção congênita no decorrer da vida. O objetivo deste trabalho foi realizar uma busca ativa dos dados epidemiológicos das gestantes com toxoplasmose durante a gestação,que podem exercer papel como fator de risco para o desenvolvimento da doença,no município de Sarandi-PR,no período de 2008 a 2018. Foi realizado um estudo retrospectivo transversal epidemiológico com 152 prontuários de gestantes, analisando os dados relacionados à idade, escolaridade, estado civil, tratamento. Foram comparados os resultados obtidos e criado um perfil das gestantes com toxoplasmose. Os dados foram obtidos através de parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Sarandi -PR,por meio de autorização. Foi criado um banco de dados, realizada análise pelo programa Microsoft Office Excel. Nos 152 prontuários analisados durante o estudo, os fatores mais expressivos evidenciados foram: raça/cor branca (57,2%), idade abaixo de 30 anos (80%), de 8 a 11 anos de estudo (38,8%), casadas ou em união estável (69%), tiveram contato prévio com gatos (86%), consumo de leite pasteurizado (51,9%). Porém, a pequena população e período de tempo não foram suficientes para emitir conclusões, sendo que estudos adicionais poderão contribuir para elucidação do tema.
Palavras-chave: Epidemiologia
Gestante
Toxoplasma gondii
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3399
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRA FREIRE PUPIM.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)251.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.