EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3398
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E EXTRAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS OBESOS PARA POSTERIOR ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO GENOTÍPICA DO HAPLÓTIPO MC4R.
Autor(es): WOSNIACKI FILHO, Ângelo Marcelo
IVANTES, Pedro Henrique Graciotto Pontes
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
BERNUCI, Marcelo Picinin
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: A obesidade é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas e doenças crônicas, contribuindo fortemente para a morbidade e mortalidade da população mundial. Dentre os fatores etiológicos da mesma, a mutação no gene MC4R que passa a diminuir a sensação de saciedade é a forma monogênica mais comum da obesidade humana descrita. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, realizado no período de junho de 2018 até maio de 2019 com amostragem de conveniência realizada com 19 crianças, 30 adolescentes e 32 idosos. Sendo que para a aquisição do diagnóstico de obesidade foram analisados: IMC e porcentagem de gordura corporal. Para extração de DNA foi coletado 5ml de sangue, sendo esta realizada em duplicada. Em relação à identificação da obesidade, crianças, adolescentes e idosos obtiveram IMC acima do ideal e foram diagnosticados com obesidade, além disso, todas as faixas etárias também apresentação porcentagem de gordura corporal acima da permitida para uma condição saudável, indicando juntamente com o IMC o excesso de peso nesses participantes. Já em relação a extração do material genético, a mesma foi realizada seguindo o protocolo do kit PureLink-Invitrogen, obtendo o resultado de 98% de amostras com qualidade suficiente para posterior analise da distribuição genotípica do haplótipo MC4R.
Palavras-chave: DNA
Genética
Melanocortina
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3398
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELO MARCELO WOSNIACKI FILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)456.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.