EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3392
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE USO DE ANTIDEPRESSIVOS E PSICOESTIMULANTES E SEUS EFEITOS SOBRE ACADÊMICOS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): VELTER FILHO, Má rcio Luis
SPERANDIO, Giovana
FERREIRA, Emilene Dias Fiuza
Abstract: INTRODUÇÃO: A vida universitária dos estudantes de medicina vem carregada de uma série de mudanças que acarretam em alto nível de estresse e, para conseguir vencer os deveres impostos pela faculdade aliado ao perfeccionismo do próprio estudante, muitos recorrem ao uso de antidepressivos e psicoestimulantes. OBJETIVO: Este estudo trouxe como meta principal verificar a frequência dos principais medicamentos utilizados, das causas e consequências do uso de antidepressivos e psicoestimulantes entre estudantes de medicina de uma universidade do noroeste do Paraná. METODOLOGIA: Baseada em uma amostra de 96 alunos do primeiro ao oitavo semestre, foi aplicado um questionário online com variáveis sócio comportamentais e educacionais com avaliação estatística usando o teste do Qui-Quadrado considerando p<0,05. RESULTADOS: Quanto aos antidepressivos, 46,87% já utilizaram algum desses medicamentos, sendo o escitalopram o mais consumido. Entre as causas destaca-se ansiedade (91,1%),depressão (46,7%) e, entre as consequências 48,9% dos estudantes revelaram sentir algum efeito adverso evidenciando sonolência diurna e redução da libido. Já, sobre os psicoestimulantes 63,5% já relataram seu uso, com cafeína, taurina e metilfenidato sendo os mais ingeridos. Seu uso tem como principal objetivo redução do sono (78,68%) e melhora na concentração (65,57%) e, quanto aos efeitos adversos 73,77% mencionaram sentir algo, sendo agitação, insônia e taquicardia os principais sintomas. CONCLUSÃO: A maioria dos estudantes recorre ao uso de antidepressivos e psicoestimulantes para conseguir atingir todas suas metas ao invés de tratarem o problema base. Logo, um descaso com a própria saúde enquanto tanto zela pela saúde do próximo.
Palavras-chave: Estresse
Antidepressivos
Psicoestimulantes
Acadêmicos de medicina
Prevalência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3392
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO LUIS VELTER FILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)451.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.