EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3390
Tipo: Artigo
Título: CUIDANDO E BRINCANDO: USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Autor(es): ROECKER, Simone
SANTOS, Josiane Pereira dos
MEIRA, Karine Bernardino de
RAMOS, Maurício Fillipe Polo
SILVA, Luciene Patrícia da
ARAUJO, Juliane Pagliari
Abstract: A necessidade de hospitalização gera diversos sentimentos como ansiedade e estresse para a criança e sua família, assim, promover assistência humanizada e de qualidade pode ajudar a minimizar esses sentimentos. O brincar durante a hospitalização tem função terapêutica, pois ajuda a criança sentir-se segura. Assim, a técnica do brinquedo terapêutico tem por objetivo possibilitar melhor comunicação entre criança, família e profissionais de saúde. Para a criança, possibilita promover seu desenvolvimento físico, social e psicológico, auxiliando a reconhecer o que está acontecendo, liberando seus temores e preocupações.Esse trabalho teve como objetivo descrever a percepção de alunos do curso técnico em enfermagem quanto à experiência de aplicação da técnica do brinquedo terapêutico em crianças hospitalizadas.Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em dois hospitais estaduais, no norte do Estado do Paraná, de agosto a dezembro de 2018. Os sujeitos foram 12 crianças e 15 alunos do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal do Paraná.As técnicas de verificação de sinais vitais, inalação e retirada de acesso venoso periférico permearam as atividades com o uso do brinquedo terapêutico no estágio de saúde da criança e adolescente.Foi possível perceber que a execução da técnica do brinquedo terapêutico propiciou a realização de procedimentos prescritos às crianças de forma mais tranquila e eficiente. Faz-se necessário desenvolver estratégias para a implementação do brinquedo terapêutico, tendo em vista os seus benefícios na terapia à criança hospitalizada.
Palavras-chave: Cuidado Infantil
Educação em Enfermagem
Jogos e brinquedos
Saúde da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3390
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE ROECKER.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)170.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.